Tudo sobre UFC/MMA

Imagem Google

Para quem acompanha meu blog sabe perfeitamente que sou fã de MMA e futebol, sempre que posso explico sobre os esportes de uma forma bem simples para as meninas que boiam no assunto.
A pergunta foi direta: “explique-me tudo de UFC que meu namorado ama esse troço e eu quero agradá-lo aprendendo mais sobre MMA.”. Oh esse tipo de pergunta me deixa feliz. Falar do que se gosta não tem preço.

Então ... "Vambora" =D

Em 1993, Rorion Grace, organizou o primeiro UFC, o Ultimate Fighting Championship, realizado nos Estados Unidos fazendo do MMA um fenômeno mundial. 
A começar meninas, MMA não é vale-tudo e UFC não é o mesmo que MMA.
Hã? UFC é o campeonato. MMA é uma das categorias desse campeonato.

Não é vale-tudo, o campeonato (UFC) tem regras o que descartam a possibilidade de ser um vale-tudo. Regras? Sim meninas, não pensem vocês que os lutadores podem chegar lá, morder, cuspir, chutar as partes íntimas do adversário. Há penalizações para isso.

Alguns golpes que são considerados como falta: Morder ou cuspir no adversário, colocar o dedo no olho do adversário, atacar a região genital, golpes na garganta, bater na nuca do adversário, puxar os cabelos do adversário, golpear os rins com os calcanhares... Dentre outras.

Cada lutador tem sua categoria de acordo com seu peso, às categorias são: 

Peso Mosca (Flyweight)  125 lbs (56.7 kg) ou menos
Peso Galo (Bantamweight)  de 125 lbs até 135 lbs (de 56.7 kg até 61.2 kg)
Peso Pena (Featherweight)  de 135 lbs até 145 lbs (de 61.2 kg até 65.7 kg)
Peso Leve (Lightweight)  de 145 lbs até 155 lbs (de 65.7 kg até 70.3 k)
Peso Meio-médio (Welterweight)  de 155 lbs até 170 lbs (de 70.3 kg até 77.1 kg)
Peso Médio (Middleweight)  de 170 lbs a 185 lbs (de 77.1 kg até 83.9 kg)
Peso Meio-Pesado (Light Heavyweight) de 185 lbs até 205 lbs (de 83.9 kg até 92.9 kg)
Peso Pesado (Heavyweight)   de 205 lbs a 265 lbs (de 92.9 kg até 120.2 kg)
Peso Superpesado (Super Heavyweight) mais de 265 lbs (mais de 120.2 kg)

Para categoria do MMA feminino, há também peso palha, 52 quilos. 

A começar são três rounds, cada um deles tem cinco minutos. Cada round deve ter um minuto de descanso. Antigamente só podiam estender a luta para cinco rounds, se fosse uma luta valendo cinturão. Atualmente as lutas sem disputa de cinturão já podem ter cinco rounds.

Há três tipos de definição.

Nocaute: Quando um lutador derruba seu oponente sem a mínima condição de que ele continue ou se levante.  

Finalização: É aquele agarra agarra kkk, um saco! Pode ser chave de braço, chave de perna, chave de joelho, Katagatame, dentre vários outros tipos de finalizações. Quando você vê os dois no chão parecendo uma cobra comendo outro animal, é sinal de que uma finalização esta próxima de acontecer.  

Decisão: Quando a luta segue sem nenhum vencedor, nenhum dos dois finaliza nem faz nocaute, então os juízes terão que somar os pontos para ver quem bateu mais. Três juízes observam o combate de lugares diferentes.

Quem são os carinhas que ficam passando cremes no rosto do cara?... As meninas sempre perguntam isso. kkkkk. Aquele homem se trata do Cutmen, ele é responsável por passar vaselina nas sobrancelhas e bochechas dos lutadores, pois são áreas de fácil corte. 

Já aqueles que ficam dentro do octógono quando dá o intervalo de um minuto a cada round, são os Cornermen ou Coners se você preferir, eles geralmente fazem parte do grupo que treinou o lutador. Além de encorajar e dizer onde estão falhando e até as brechas que o adversário esta dando, também passam gelo, massageiam e tratam de saber suas condições físicas.

Atualmente há um ranking de melhores lutadores de cada categoria. Para mim, Jon Jones é o cara, mas Anderson Silva não deixa de ser um bom lutador. Mas não seria momento de torcer para Jon Jones, 19 de Abril ele tem uma luta com o brasileiro Glover Teixeira. Fora estes, Dan Henderson também me causa admiração, Lyoto Machida, Júnior Cigano e José Aldo.

Parece bem agressivo para uma mulher assistir, mas não é! Gostar do esporte não nos torna agressivas e sim mais amplas ao conhecimento.

Espero que tenham entendido.

Bjs...Kelly S.



Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota