Muitos prejuízos nas Olimpíadas de 2016

Kelly Soares

Com o lema: “viva sua paixão', as olimpíadas de 2016 acontecerá no Rio de Janeiro, a partir do dia 21 de Agosto.

Conhecido por ter pontos turísticos atraentes, belas praias, e um agitado carnaval, o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar as olimpíadas de 2016, evento desportivo que acontece de quatro em quatro anos, e abrange várias modalidades de esportes. Uma grande oportunidade de fazer o Brasil ser visto pelos estrangeiros. Claro que para gerar paixão nos “gringos”, é necessário que haja muitas mudanças no país. A cidade que já passa por mudanças em vista dos jogos olímpicos, aparece em 8º lugar no ranking dos estados mais violentos do Brasil. Mas, as queixas não param por ai. O Estado não tem infraestrutura adequada para receber um evento tão importante.  Para isto a cidade passará por um plano de reurbanização, o projeto prevê a demolição de centenas de casas, no Morro da providência, favela mais antiga do Brasil. O morro conta com 5.500 moradores e pelo menos 20 % deles serão retirados do local. Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, 800 casas já foram construídas para relocar esses moradores e os mesmos receberão em vista de 30 mil reais como indenização.  A obra se deve a construção de um teleférico que atravessará toda a favela e terá conexão com a estação Central do Brasil. Além da construção do teleférico, o metrô será expandido, faixas especiais para ônibus serão feitas, e o setor hoteleiro terá suas transformações ganhando mais espaço. 

É certo que eventos deste porte conseguem movimentar a economia e gerar empregos, porém a maneira desesperada de mostrar Brasil a fora que o Rio de Janeiro tem sim capacidade de fazer bonito, tem prejudicado principalmente a população local. São brasileiros que trabalham todos os dias e só querem ver retorno dos impostos que pagam, mas o que se tem visto, são bilhões e bilhões gastos em grandes obras, despertando a revolta da população. 
Os benefícios existem sim, mas os prejuízos acabam sendo 10 vezes maiores. E por fim, como fica? O pensamento que se tem é que só poderemos ter esperança de alguma mudança, pegando carona em Copa e Olimpíadas. Porque os investimentos não acontecem com foco na população? Será que não geramos retorno suficiente? 
O balanço financeiro do Comitê Organizador dos jogos Olímpicos de 2016, demonstram que os prejuízos para as olimpíadas já ultrapassam R$ 149 milhões de reais, o que nos faz entender tamanhã revolta do povo brasileiro. É um povo marcado pelos abusos. O que o povo não entende é como ter tantos bilhões para olimpíadas e não ter para saúde? Como um país quer atrair turistas se não consegue diminuir nem a taxa de analfabetismo? Como fingir que esta tudo bem, se o índice de violência da cidade é preocupante? 
O orçamento planejado pela Organização das olimpíadas, foi de aproximadamente 2,6 bilhões de dólares. Segundo o comitê,  o valor gasto será praticamente o valor ganho, ou seja; não gerará lucros.
Não podemos negar que as olimpíadas é uma chance de crescimento da cidade, bom para a economia, cultura e turismo. Mas nesse jogo de vai e vem, as modalidades:  saúde, educação e segurança,  já estão fora das competições a muito tempo.



Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota