Entenda libertadores - especial para mulheres


 Por: Kelly Soares

Por vezes fui questionada por amigas que sempre me perguntam sobre a Copa Libertadores da América, também conhecida como Copa Bridgestone Libertadores. Futebol não é um bicho de sete cabeças, mas não dá para acreditar em tudo o que dizem por ai. Algumas não entendem como é feita a seleção de quem irá participar dos jogos e nem como é feita a eliminição. Pois bem, irei explicar o que é Libertadores de maneira bem clara e simples para que você mulher possa entender sobre a competição. Vamos lá? 

A Copa Santander Libertadores se iniciou em 1960, quando ainda tinha o nome Copa Campeões da América. Sua seleção é feita de acordo com cada ganhador de cada disputa em outras competições dependendo de seu país. Por exemplo: Os selecionados do Brasil para participarem são os quatro primeiros colocados no brasileirão e o ganhador da copa do Brasil. Na libertadores 2013 há seis times brasileiros: Corinthians, Fluminense, Atlético Mg, Grêmio, São Paulo e Palmeiras. 

Corinthians - Atual campeão da Taça Libertadores.
Palmeiras - Atual campeão da Copa Brasil
Fluminense, Atletico MG, Grêmio e São Paulo - 4 primeiros colocados no Brasileirão.

Assim é feita a seleção no Brasil. Exceto a do atual campeão que pode ser qualquer time que vença a competição, como foi um time brasileiro, tivemos um a mais na competição de 2013. Nos outros países as seleções também são feitas através dos vencedores dos campeonatos.

Um exemplo:  Arsenal esta na disputa pela Taça Libertadores, porque foi campeão do Torneio Clausura 2012 do Campeonato Argentino. Universidad de Chile porque é o atual  campeão do Torneio Apertura 2012 do Campeonato Chileno. E assim seguem cada ganhador de cada campeonato dependendo do país.

A Copa Libertadores da América é dividida em seis fases ( fase prévia, fase de grupos, oitavas de final, quartas de final, semifinal, final ). Para entender melhor é preciso assistir aos jogos.
As competições consistem em 2 jogos, um de ida e um de volta. Um é realizado na casa (estadio) do adversário e o outro na casa (estadio) do time. 

Bom, espero ter ajudado meninas =D
































Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota