Porque tanta rivalidade?




Kelly Soares 

Existe uma certa interrogação quando se trata de Palmeiras x Corinthians. Tanta rivalidade que se matém desde 1917. O Corinthians foi criado em 1910, já o Palmeiras surgiu quatro anos depois, com o nome de Palestra Itália.
A rivalidade começou na disputa dos dois times no Derby Paulista, primeiro confronto entre Palestra Itália e Corinthians, em 6 de maio de 1917 onde o Palestra venceu o rival por 3 a 0. Na segunda partida, o Palestra seguiu vitorioso, com uma vitória de 3 a 1 em cima do rival.
No dia do terceiro confronto, os jogadores do Corinthians almoçavam em uma pensão, quando os jogadores do Palestra jogaram um osso escrito: " Corinthians é canja de galinha para o Palestra".
No ínício dos anos 30, o Palmeiras obteve 11 vitórias e um empate diante do rival.
Em 1933, no dia 5 de novembro, o Palestra Itália aplicou a maior goleada da história do clássico, em partida disputada no Estádio Palestra Itália, que foi válida simultaneamente pelo Campeonato Paulista e pelo Torneio Rio-São Paulo daquele ano.  Mas, em 1934 o Corinthians devolveu uma goleada para calar a boca dos palestrinos. O time venceu 6 x 4.
A história não para por aqui, foram várias sequencias de jogos entre os times, e dentro dessa rivalidade, nasceu a rivalidade entre os torcedores.
Alguns historiadores falam que bem no começo, os italianos tentaram entrar no time alvinegro, mas foram boicotados, com isso tiveram que fazer um time, e este foi o Palestra Itália, que só ganhou o nome de Palmeiras, durante a segunda guerra mundial.

Entre tantos pitacos e opiniões diferentes, os times seguem sua rivalidade por anos e anos, só não podem deixar que essa rivalidade afete a torcida. O futebol é uma arte pela qual também devemos ter liberdade de expressão, mas sem faltar com respeito a "liberdade" alheia.

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota