Por: Kelly Soares
Norman Carlton Simões de apenas 20 anos já carrega títulos consagrados na história do MMA. O garoto começou nas artes marciais com apenas cinco anos de idade. Foi campeão brasileiro e Pan Americano de Jiu-jitsu. Em 2010 começou a treinar boxe e no mesmo ano foi campeão brasileiro e baiano no esporte. Sua primeira luta de MMA foi em 2011 no Jungle Fight São Paulo, onde venceu Peterson Chackal por tko( nocaute técnico). Norman é filho de Yuri Carlton, professor de jiu-jistu que revelou Junior Cigano para o MMA.
Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a vida deste atleta, que estará nos contando em entrevista alguns detalhes de sua carreira.
Kelly S- Carlton, você começou nas artes marciais aos cinco anos de idade. Foi por um desejo seu ou você foi incentivado por alguém?
Norman C- Fui muito incentivado pelo meu pai. Queria acompanha-lo em tudo então aos cinco anos de idade ia sempre com ele para os treinos, era a minha diversão.
Kelly S- Qual evento esportivo marcou sua carreira? Porque?
Norman C- Acho que foi no Campeonato Juvenil de Jiu-Jitsu. Foi a primeira vez que viajei para lutar em outro estado. Foi muito marcante para mim.
Kelly S- Você tem um lutador preferido? Cite qual ou quais.
Norman C- Tenho muitos! Com certeza são meus parceiros de treino, começando pelo campeão mundial: Júnior Cigano dos Santos, Ednaldo lutador do UFC e Kleber, orgulho do Jungle Fight.
Kelly S- Qual foi a luta mais emocionante que você já presenciou na história do MMA?
Norman C- No UFC, onde Minotauro luta com Bob Sapp e no Bride onde Maurício luta com Minotouro.
Kelly S- Muitas pessoas criticam o MMA por ser uma luta violenta. Você considera o MMA uma luta agressiva? Acha que os riscos são grandes demais?
Norman C- Não acho violento. É um esporte como outro qualquer. Da mesma forma que um maratonista se prepara para correr 40km, nós nos preparamos para lutar três rounds e sempre estamos prontos para qualquer coisa que possa acontecer dentro do octógono.
Kelly S- Além das artes marciais, quais atividades compõem o seu dia?
Norman C- Tenho preparação física duas vezes na semana e agora pretendo voltar ao curso de inglês. A luta ocupa muito o meu tempo.
Kelly S - Você tem alguém que te inspira? Quem e porque?
Norman C- Meus pais. Eles estão sempre ao meu lado me dando força. Acho que nas minhas vitórias eles ficam mais felizes do que eu, e nas minhas derrotas eles choram mais do que eu. Sem eles não sou nada.
Kelly S - O MMA tem conquistado um público muito grande nos últimos anos. Se você pudesse mandar uma mensagem para todos os jovens que sonham em ser lutadores profissionais, qual seria?
Norman C- Que se dediquem e almejem sempre o topo sem medo de ser feliz. Deus ajuda quem trabalha.
E pra você que gostaria de acompanhar a carreira do lutador, fique ligado: A próxima luta de Norman acontece no dia 14 de novembro no Coliseu Fight em Maceió.